Ok, todo mundo sabe da existência dessa maravilha. Tomo mundo sabe o que é um hadouken. Todo mundo sabe o tamanho das coxas da Chun-li. Montando os posts passados em como o Street Fighter mudou as nossas vidas, estava pensando: Por que tem tanta gente ruim num jogo que tem a mesma base há anos? Por que o pessoal acha que chute em cima e chute embaixo é a melhor estratégia? Por que existem esses botões de soco fraco e chute fraco se ninguém usa?
Ahh meu amigo(a), aí que você se engana. Esses botões servem muito mais do que o especial do Akuma (Gouki na versão japonesa, vulgo versão original). Mas pra quê? Pra que se, o soco forte e o chute forte dão muito mais dano? É a sua pergunta. Simplesmente pelo fato de que: quanto mais forte o golpe, maior o delay. Se não fosse isso, o Zangief seria rápido, e a Cammy pesada. Enquanto você está tentando dar uma rasteira forte no cara, ele já te deu 2 socos fracos um chute médio e emendou uns dois shoryukens. “Onde está o seu deus agora?” Maior dica que eu posso dar nesse post (por que eu to colocando isso no começo?): Assista a vídeos no youtube dos profissionais. Eles sabem o que fazem.
Maaaaas… caso você seja um completo novato em SF (o que eu acho dificil) e não consiga entender nada dos que os fodões profissionais fazem que tal começar pelo básico?
É só clicar em “CONTINUE LENDO AQUI” para se tornar o segundo jogador de SF mais [censurado] do mundo (você nunca vai me superar. Muahuahuahuahua)
Legenda: LP, MP, HP = Soco fraco, soco médio, soco forte, respectivamente.
LK, MK, HK = Chute fraco, chute médio, chute forte, respectivamente.
Bom, mas deixa eu passar algumas dicas, que na minha humilde e fraca habilidade pode ensinar:
1- Focus attack: É um movimento que todos os personagens possuem que “anula” o primeiro hit e quebra a defesa do adversário (isso depende do tempo que você segurou os botões). Vantagem: O focus attack pode cancelar um ataque. Exemplo: Posso dar um shoryuken e ser bloqueado, rapidamente eu aperto MP+MK ao mesmo tempo ele anula o shoryuken e começa um focus attack. Após isso posso dar dois pra trás ou dois pra frente e ele cancelará o focus! Incrivel não? Isso evita que eu tome um golpe ou que eu consiga emendar algum após aquele! Para quebrar um focus é necessário dar mais que um hit ou utilizar um golpe que quebre esse tipo de ataque. Você pode ve-los na lista de golpes do personagem. É representado por um raiozinho do lado direito do golpe.
2- Agarrada, pegada(ui!): Todos possuem essa habilidade. Utilizando LP+LK ao mesmo tempo. Quando colocado para frente ou para trás executa o golpe de forma diferente. Alguns ainda tem a habilidade de executá-los no ar. Quando os dois tentam ao mesmo tempo, o golpe é cancelado para ambos. Vantagens: Você consegue evitar que o adversário utilize golpes como hadouken e essas coisas. Quando ele estiver para dar uma rasteira um soco e você utilizar “a pegada”, ela tem prioridade e você conseguirá atingi-lo antes.
3- EX: são ataques que o personagem brilha homossexualmente quando executado. E pra que serve? Ele torna golpes comuns e golpes especiais. Como assim? Exemplo: um hadouken EX dá dois hits e assim por diante. Eles são mais rapidamente executados que os golpes originais. E são utilizáveis de acordo com a barra. Vantagens: Além de mais rápidos e maior dano, podem ser úteis quando o adversário estiver executando um Focus Attack.
4- Especiaaaaallll: Os especiais são especiais. São pessoas queridas que temos guardadas no peito… ok, ok… falando sério agora: os especiais são iguais medicamentos, podem te ajudar ou podem ter efeitos colaterais desastrosos. Por isso, use com cuidado. Só utilize quando tiver certeza de que irá acertar. Caso contrário, o personagem fica totalmente desprotegido, podendo tomar uma sequência (nada agradável) ou até mesmo outro especial (aí você tá fu mesmo).
5- Provocação: HP+HK ao mesmo tempo. Serve para: tirar sarro do adversário. Vantagem: Tirar sarro do adversário!
Fique atento também a característica de cada personagem. Ajuste a sua estratégia de acordo com ele. O Ryu, Ken e Akuma podem ter golpes parecidos, mas a forma de jogar, a velocidade de cada golpe, a potência, o dano e o resultado variam muito. Pequenos detalhes (isso porque é um jogo japonês) podem fazer toda a diferença. Como pode? Exemplo: Gouken, abaixado com o chute médio, consegue evitar ataques aéreos. Estude o que cada um faz, além das magias e especiais. Isso fará toda a diferença. E vou deixar vocês uma luta, old, porém muito boa. Entre um cara que é bom até hoje, Daigo Umehara (esse cara é fera) VS Justin (muito bom também) no Street Fighter 3. Essa é a melhor disputa que vi na vida. Logo após, algumas lutas muito boas, técnicamente, também. Boa sorte!
Ahh meu amigo(a), aí que você se engana. Esses botões servem muito mais do que o especial do Akuma (Gouki na versão japonesa, vulgo versão original). Mas pra quê? Pra que se, o soco forte e o chute forte dão muito mais dano? É a sua pergunta. Simplesmente pelo fato de que: quanto mais forte o golpe, maior o delay. Se não fosse isso, o Zangief seria rápido, e a Cammy pesada. Enquanto você está tentando dar uma rasteira forte no cara, ele já te deu 2 socos fracos um chute médio e emendou uns dois shoryukens. “Onde está o seu deus agora?” Maior dica que eu posso dar nesse post (por que eu to colocando isso no começo?): Assista a vídeos no youtube dos profissionais. Eles sabem o que fazem.
Maaaaas… caso você seja um completo novato em SF (o que eu acho dificil) e não consiga entender nada dos que os fodões profissionais fazem que tal começar pelo básico?
É só clicar em “CONTINUE LENDO AQUI” para se tornar o segundo jogador de SF mais [censurado] do mundo (você nunca vai me superar. Muahuahuahuahua)
Legenda: LP, MP, HP = Soco fraco, soco médio, soco forte, respectivamente.
LK, MK, HK = Chute fraco, chute médio, chute forte, respectivamente.
Bom, mas deixa eu passar algumas dicas, que na minha humilde e fraca habilidade pode ensinar:
1- Focus attack: É um movimento que todos os personagens possuem que “anula” o primeiro hit e quebra a defesa do adversário (isso depende do tempo que você segurou os botões). Vantagem: O focus attack pode cancelar um ataque. Exemplo: Posso dar um shoryuken e ser bloqueado, rapidamente eu aperto MP+MK ao mesmo tempo ele anula o shoryuken e começa um focus attack. Após isso posso dar dois pra trás ou dois pra frente e ele cancelará o focus! Incrivel não? Isso evita que eu tome um golpe ou que eu consiga emendar algum após aquele! Para quebrar um focus é necessário dar mais que um hit ou utilizar um golpe que quebre esse tipo de ataque. Você pode ve-los na lista de golpes do personagem. É representado por um raiozinho do lado direito do golpe.
2- Agarrada, pegada(ui!): Todos possuem essa habilidade. Utilizando LP+LK ao mesmo tempo. Quando colocado para frente ou para trás executa o golpe de forma diferente. Alguns ainda tem a habilidade de executá-los no ar. Quando os dois tentam ao mesmo tempo, o golpe é cancelado para ambos. Vantagens: Você consegue evitar que o adversário utilize golpes como hadouken e essas coisas. Quando ele estiver para dar uma rasteira um soco e você utilizar “a pegada”, ela tem prioridade e você conseguirá atingi-lo antes.
3- EX: são ataques que o personagem brilha homossexualmente quando executado. E pra que serve? Ele torna golpes comuns e golpes especiais. Como assim? Exemplo: um hadouken EX dá dois hits e assim por diante. Eles são mais rapidamente executados que os golpes originais. E são utilizáveis de acordo com a barra. Vantagens: Além de mais rápidos e maior dano, podem ser úteis quando o adversário estiver executando um Focus Attack.
4- Especiaaaaallll: Os especiais são especiais. São pessoas queridas que temos guardadas no peito… ok, ok… falando sério agora: os especiais são iguais medicamentos, podem te ajudar ou podem ter efeitos colaterais desastrosos. Por isso, use com cuidado. Só utilize quando tiver certeza de que irá acertar. Caso contrário, o personagem fica totalmente desprotegido, podendo tomar uma sequência (nada agradável) ou até mesmo outro especial (aí você tá fu mesmo).
5- Provocação: HP+HK ao mesmo tempo. Serve para: tirar sarro do adversário. Vantagem: Tirar sarro do adversário!
Fique atento também a característica de cada personagem. Ajuste a sua estratégia de acordo com ele. O Ryu, Ken e Akuma podem ter golpes parecidos, mas a forma de jogar, a velocidade de cada golpe, a potência, o dano e o resultado variam muito. Pequenos detalhes (isso porque é um jogo japonês) podem fazer toda a diferença. Como pode? Exemplo: Gouken, abaixado com o chute médio, consegue evitar ataques aéreos. Estude o que cada um faz, além das magias e especiais. Isso fará toda a diferença. E vou deixar vocês uma luta, old, porém muito boa. Entre um cara que é bom até hoje, Daigo Umehara (esse cara é fera) VS Justin (muito bom também) no Street Fighter 3. Essa é a melhor disputa que vi na vida. Logo após, algumas lutas muito boas, técnicamente, também. Boa sorte!